Acolhimento Institucional

Tem como principal objetivo acolher e garantir proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal e social e de abandono.

Caracterização do Serviço

Oferecer acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

As unidades oferecem ambiente acolhedor, estão inseridas na comunidade e tem aspecto semelhante ao de uma residência, sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico e sócio-econômico, da comunidade de origem das crianças e adolescentes acolhidos. O atendimento prestado deve ser personalizado , em pequenos grupos e favorecer o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.

Grupos de crianças e adolescentes com vínculos de parentesco devem ser atendidos na mesma unidade. O acolhimento será feito até que seja possível o retorno à família de origem ou extensa ou colocação em família substituta.

Público Atendido

Crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 18 anos incompletos que se encontram com seus vínculos

familiares rompidos e/ou fragilizados, causados por abandono, negligência, violência, ou outra situação de risco, encaminhados pelo Conselho Tutelar e/ou Poder Judiciário.

Objetivos

O Acolhimento Institucional tem como finalidade, acolher crianças e adolescentes advindos de situações de negligência, maus tratos e ausência dos responsáveis, vítimas de situações fragilizadas da vida que fizeram com que tais crianças e adolescentes, estejam expostos ao risco pessoal e social. Encaminhadas pelo Poder Judiciário e Conselho Tutelar.